Código: | OP00027 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
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Corpo docente: |
Thomas Behrens |
Português
PROGRAMA
- Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre o fenómeno do som, sua origem, propagação, captação e edição;
- Habilitar os alunos a realizar trabalhos simples em áudio, dominando os equipamentos digitais essenciais para poderem utilizar esses conhecimentos nas múltiplas áreas do audiovisual;
- Gerir e selecionar técnicas e tecnologias adequadas a cada tipologia de edição sonora;
- Montar e editar áudio aplicando as técnicas e tecnologias adequadas.
- O som (origem e representação gráfica);
- Propriedades e características do som (frequência, intensidade, timbre e duração);
- Software de gravação e edição Audacity: edição e processamento de fontes sonoras (equalização, compressão, ganho, filtros); sequenciação e sobreposição de materiais sonoros; ambientes e efeitos especiais, mistura e masterização).
Audacity
Ciências tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia do som
- Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da comunicação social, pretende contribuir para a compreensão dos produtos áudio como elementos críticos face ao envolvimento e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza áudio.
- Os conteúdos programáticos encontram-se traçados para a aquisição de competências de técnicas de som que permitam uma melhor integração destas ferramentas no manuseamento áudio na comunicação social.
- A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância das técnicas de som, para poderem criar produtos áudio que transmitam com rigor e criatividade claramente um produto de comunicação.
As sessões serão centradas nas plataformas Moodle e teams em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:
- Audição e análise de excertos áudio;
- Manipulação de diferentes ferramentas de edição áudio no software Audacity
- Elaboração de diferentes produtos áudio individuais;
- Realização de dois produtos áudio individual;
Participação dos estudantes / Espera-se que cada aluno:
(a) participe, nas plataformas convencionadas, na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos;
(b) leia, visualize, analise e esteja preparado para discutir os materiais de apoio apresentados;
(c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
- Uma componente forte da UC está relacionada com a teoria do som, através da explicação da sua componente física, fisiológica e psicológica, para que os estudantes estejam aptos a compreender os fenómenos relacionados com a acústica;
- A componente prática pretende habilitar os estudantes a manusear os equipamentos básicos de som, interiorizando assim os conhecimentos teóricos e desenvolvimento da sensibilidade técnica necessária à execução de trabalhos de áudio para diversos suportes.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
I) Avaliação Formativa (processo) 40%
- Participação nas componentes teórico-práticas de áudio;
- Discussão on-line dos temas propostos;
- Realização, apresentação e discussão de experiências áudio individuais;
II) Avaliação Sumativa - 60%
- Produto áudio final 1 - 20%
- Produto áudio final 2 - 40%.
Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial, ver ponto 9).
Classificação
A avaliação final da UC será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
A aprovação desta UC está sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos:
- Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a UC poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com os docentes da mesma. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
- Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.
LANGFORD, Simon (2013) - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press
PURCELL, JOHN (2013) - Dialogue Editing for Motion Pictures - A Guide to the Invisible Art, Focal Press
BARLETT, Bruce (2009) - Pratical Recording Techniques, Burlington, Focal Press.
FONSECA, Nuno (2006) - Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.
CHION, Michel: A Audiovisão - Som e imagem no cinema, Texto&Grafia, 2016.
HOLMAN, Tomlinson: Sound for Film and Television, UK, 2010
PITTMAN, Simon: Editing Audio Using Audacity: Getting started using Audacity to edit your audio, 2018
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
- Componente 1 (40%)- teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
- Componente 2 (60%)- apresentação (10 minutos) e discussão oral (20 minutos) de produto áudio no dia do exame.
O produto será realizado pelo estudante, mediante enunciado fornecido préviamente pelo docente.
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